Nos dias 16 e 17 de março de 2024, realizou-se em Lisboa, o II Salão do Livro Maçónico, uma iniciativa promovida pelo Instituto Maçónico de Portugal.
O evento, de caráter público, contou com a participação de diversas Obediências Maçónicas Portuguesas, entre as quais a Grande Loja Simbólica de Portugal, a Grande Loja Simbólica da Lusitânia, bem como das Jurisdições Maçónicas: o Supremo Conselho Misto de Portugal e a Grande Ordem Egípcia de Portugal.

Um propósito de abertura à sociedade
Este Salão do Livro Maçónico teve como propósito central abrir as portas da Maçonaria à sociedade, desmistificando perceções de obscurantismo e salientando o percurso da instituição enquanto organização iniciática, filantrópica e intelectualmente evolutiva, alicerçada na dignidade humana e na liberdade absoluta de consciência.
Conferências e convidados internacionais
O programa incluiu um ciclo de oito conferências com oradores nacionais e internacionais de reconhecido mérito, nomeadamente José Milhazes, Vasco Lourenço, Adelino Maltez, José Manuel Anes, Roger Dachez, Carlos Otero, Jean Iozia-Marietti e Brenno Ambrosini .

Jean Iozia-Marietti, Presidente da FIRE – Federação Internacional dos Ritos Egípcios (Rito Antigo e Primitivo Memphis-Misraïm), Pedro Rangel, Presidente do Instituto Maçonico de Portugal e Past Grão Mestre da GLSP e Conc:. In:. Grand:. Chanc:. da GLSL.
A participação de Jean Iozia-Marietti, com a conferência “Viagem ao Coração do Hermetismo – O Rito Egípcio - Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraim”, intensificou a proposta central do II Salão do Livro Maçónico: revelar a riqueza simbólica, histórica e intelectual da maçonaria ao público. Essa intervenção permitiu conectar o evento a tradições ritualísticas mais profundas, agregando um valor cultural e filosófico marcante à iniciativa.
Enquanto Past Primeiro Patriarca Grande Conservador da Grande Ordem Egípcia do Grande Oriente de França e autor atento a temas interdisciplinares, Jean Iozia-Marietti reforçou no encontro a proposta de diálogo entre diferentes campos do saber e o pensamento maçónico contemporâneo.
Além das conferências, o Salão integrou uma programação cultural e pedagógica diversificada, incluindo:
- Workshop sobre “Jornalismo e Maçonaria”, direcionado a profissionais da comunicação;
- Lançamento de obras maçónicas, como A Maçonaria Simbólica Portuguesa e ABC da Maçonaria;
- Exposições de pintura e escultura em pedra;
- A construção simbólica de um Templo Maçónico, que proporcionou ao público uma experiência imersiva no universo ritual;
- Representações de Obediências Maçónicas nacionais e internacionais, incluindo o Grande Oriente de França;
- Participação de organizações de solidariedade social apoiadas por Obediências Maçónicas.