«A serenidade espiritual é o fruto máximo da justiça»
Epicuro
«Conhece-te a ti próprio e tu conhecerás o Universo e os Deuses»
Templo de Apolo em Delphos

Tratado de Amizade e Reconhecimento

Tratado Orada

 TRATADO

No decorrer do Congresso da Grande Ordem Egípcia de Portugal que decorreu no fim de semana de 5 de Outubro 2025, foi assinado mais um Tratado de Amizade e Reconhecimento entre Jurisdições Maçonicas.

Desta vez o Primeiro Patriarca Grande Conservador da Grande Ordem Egípcia de Portugal e o  Primeiro Patriarca Grande Conservador da Grande Ordem Egípcia da Grande Loja Mista de Memphis Misraim, de França, subscreveram este reconhecimento de grande importância para o Rito Antigo e Primitivo Memphis Misraim a nível europeu, reforçando assim as excelentes relações fraternas e institucionais entre a Grande Ordem Egipcia Portuguesa e a Grande Ordem Egipcia Mista Francesa - Instituições Maçónicas representantes dos Altos Graus do Rito Antigo e Primitivo Memphis Misraim. 

De recordar que a Grande Ordem Egípcia de Portugal é a única Jurisdição que em Portugal tem legitimidade para praticar os Altos Graus da Maçonaria Filosófica em Portugal, com a Carta Patente dada pelo Grande Oriente de França (1728), que é Obediência mais antiga do mundo e a maior da Maçonaria Liberal.

7º CONGRESSO DA GOEP

 

orada

CONGRESSO DA GOEP

Reuniu no fim-de-semana de 5 de outubro 2025, o VII Congresso da Grande Ordem Egípcia de Portugal, que além de reunir um número recorde de participantes, reelegeu como Primeiro Patriarca Grande Conservador Pedro Rangel, para o segundo e último mandato a liderar os Altos Graus do Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraim em Portugal.

Sublinhando a grandiosidade e a dignidade do espaço, o Convento da Orada, não é possível deixar de referir o ambiente de enorme fraternidade, bem como a presença do Primeiro Patriarca Grande Conservador da Grande Ordem Egípcia do Grande Oriente de França, a maior Obediência maçónica e a mais antiga da Maçonaria Liberal do mundo, bem como do Presidente da Federação Internacional dos Ritos Egípcios - organização que representa o Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraim a nível mundial com a legitimidade maçónica do Grande Oriente de França, do Primeiro Patriarca Grande Conservador da Grande Ordem Egípcia da Grande Loja Mista de Memphis Misraim e da Soberana Grande Comendadora do Supremo Conselho Misto do 33º Grau de Portugal.

O VII Congresso dos Altos Graus do Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraim demonstrou mais uma vez a força e o crescimento do Rito em Portugal numa atmosfera de grande união e fraternidade. 

 A Grande Ordem Egípcia portuguesa é a segunda maior Jurisdição da Maçonaria filosófica do Rito Antigo e Primitivo Memphis Misraim a nível internacional.

orada 2

 

II Salão do Livro Maçónico em Lisboa: Uma ponte entre tradição e modernidade - presença da Grande Ordem Egipcia

 

Nos dias 16 e 17 de março de 2024, realizou-se em Lisboa, o II Salão do Livro Maçónico, uma iniciativa promovida pelo Instituto Maçónico de Portugal.

O evento, de caráter público, contou com a participação de diversas Obediências Maçónicas Portuguesas, entre as quais a Grande Loja Simbólica de Portugal, a Grande Loja Simbólica da Lusitânia, bem como das Jurisdições Maçónicas: o Supremo Conselho Misto de Portugal e a Grande Ordem Egípcia de Portugal.

II_Salão_do_Livro_Maçónico_de_Portugal.3.jpeg

Um propósito de abertura à sociedade

Este Salão do Livro Maçónico teve como propósito central abrir as portas da Maçonaria à sociedade, desmistificando perceções de obscurantismo e salientando o percurso da instituição enquanto organização iniciática, filantrópica e intelectualmente evolutiva, alicerçada na dignidade humana e na liberdade absoluta de consciência.

Conferências e convidados internacionais

O programa incluiu um ciclo de oito conferências com oradores nacionais e internacionais de reconhecido mérito, nomeadamente José Milhazes, Vasco Lourenço, Adelino Maltez, José Manuel Anes, Roger Dachez, Carlos Otero, Jean Iozia-Marietti e Brenno Ambrosini .

II_Salão_do_Livro_Maçónico_de_Portugal._Jean_Iozia.jpg

Jean Iozia-Marietti, Presidente da FIRE – Federação Internacional dos Ritos Egípcios (Rito Antigo e Primitivo Memphis-Misraïm), Pedro Rangel, Presidente do Instituto Maçonico de Portugal e Past Grão Mestre da GLSP e Conc:. In:. Grand:. Chanc:. da GLSL.

A participação de Jean Iozia-Marietti, com a conferência “Viagem ao Coração do Hermetismo – O Rito Egípcio - Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraim”, intensificou a proposta central do II Salão do Livro Maçónico: revelar a riqueza simbólica, histórica e intelectual da maçonaria ao público. Essa intervenção permitiu conectar o evento a tradições ritualísticas mais profundas, agregando um valor cultural e filosófico marcante à iniciativa.

Enquanto Past Primeiro Patriarca Grande Conservador da Grande Ordem Egípcia do Grande Oriente de França e autor atento a temas interdisciplinares, Jean Iozia-Marietti reforçou no encontro a proposta de diálogo entre diferentes campos do saber e o pensamento maçónico contemporâneo.

Além das conferências, o Salão integrou uma programação cultural e pedagógica diversificada, incluindo:

  • Workshop sobre “Jornalismo e Maçonaria”, direcionado a profissionais da comunicação;
  • Lançamento de obras maçónicas, como A Maçonaria Simbólica Portuguesa e ABC da Maçonaria;
  • Exposições de pintura e escultura em pedra;
  • A construção simbólica de um Templo Maçónico, que proporcionou ao público uma experiência imersiva no universo ritual;
  • Representações de Obediências Maçónicas nacionais e internacionais, incluindo o Grande Oriente de França;
  • Participação de organizações de solidariedade social apoiadas por Obediências Maçónicas.

BITALK - Os Segredos Ocultos da Maçonaria com Pedro Rangel

 

 

BITALK.jpg

 

Aceda ao Podcast neste link: https://youtu.be/zABaYpACsF0?si=Vd9n1ye6v4MZz2PO

Pedro Rangel, membro fundador da Grande Loja Simbólica de Portugal e personalidade de referência no meio académico, participou recentemente no podcast Bitalk, onde partilhou uma visão clara e desmistificadora sobre a Maçonaria.

Ao longo de uma conversa de mais de uma hora, foram abordados temas fundamentais como a influência política da Ordem, a origem e simbolismo dos rituais, o processo de ingresso na Maçonaria, bem como dados relevantes sobre o número de maçons em Portugal. Com uma abordagem transparente, Pedro Rangel procurou desmontar equívocos recorrentes e contribuir para uma maior compreensão pública da instituição.

Ligado também à Autónoma Academy e à Aliança Maçónica Europeia, Pedro Rangel reforçou o compromisso da Ordem com a transparência, o pensamento livre e o diálogo com a sociedade civil.

O episódio explorou ainda temas pertinentes como a relação entre a Maçonaria e outras organizações, incluindo a Opus Dei e a Ordem de Malta, e refletiu sobre o papel emergente da inteligência artificial nos debates éticos e filosóficos internos. Destacou-se igualmente a crescente procura por valores humanistas e princípios sólidos num mundo em constante transformação.

Um ponto de especial relevância foi a ênfase na importância de uma Maçonaria mista e plural em Portugal, que promova a igualdade de género, a inclusão e o respeito pela diversidade e liberdade absoluta de pensamento, origem e crença. Esta visão reflete o compromisso da Grande Loja Simbólica da Lusitânia com uma Maçonaria alinhada com os desafios e exigências do século XXI.

Este episódio constitui uma oportunidade valiosa para todos os que procuram compreender o verdadeiro propósito da Maçonaria: o aperfeiçoamento do ser humano e a construção de uma sociedade mais justa, livre e solidária.

Congresso da Grande Ordem Egipcia do Grande Oriente de França 2025

danger

 

Portugal_Grande_Ordem_Egipcia_Rito_Antigo_e_Primitivo_Memphis_Misraim.jpeg Grande_Ordem_Egipcia_Rito_Antigo_e_Primitivo_Memphis_Misraim.JPG bandeira-francesa.jpg.webp

No passado dia 12 de Abril de 2025 (e.v.), a Grande Ordem Egípcia - Altos Graus do Rito Memphis Misraim em Portugal esteve presente no Congresso da Grande Ordem Egípcia do Grande Oriente de França, no Palacio Maçónico, a Oriente de Paris.

Neste Congresso, para além da presença da Delegação Portuguesa, que se fez representar por Paul:. Pint:., juntaram-se outras Jurisdições dos Altos Graus do Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraim, bem como Distintos Dignitários dos outros Ritos, nomeadamente Rito Escocês Antigo e Aceite, Rito Francês, e Rito de York.

A Cabala e a Árvore da Vida foi o tema proposto à discussão, revelando um rigoroso e profundo estudo sobre os caminhos da espiritualidade nos desafios que a Humanidade enfrenta.

A presença da Grande Ordem Egípcia de Portugal na Solene Cerimônia, fortaleceu os laços que nos une e reforçou o apoio manifestado pela Grande Ordem Egípcia do Grande Oriente de França.